Eu tinha um cachorro preto, seu nome era depressão.

Postado em 17 dez, 2013 - Psicologia

O vídeo “Eu tinha um cachorro preto, seu nome era depressão” foi  criado e publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a reflexão sobre a depressão.

A OMS define depressão como um transtorno mental comum, caracterizado por tristeza, perda de interesse, ausência de prazer, oscilações entre sentimentos de culpa e baixa auto estima, além de distúrbios do sono ou do apetite. Também há a sensação de cansaço e falta de concentração.

Atualmente, a depressão afeta mais de 350 milhões de pessoas no mundo inteiro. Sendo a primeira causa de incapacitação ao longo da vida, e mais comum no sexo feminino, estimando-se uma prevalência do Episódio Depressivo em 1,9% no sexo masculino e 3,2% no feminino.

Pesquisa realizada com 12 mil brasileiros revela que 10% dos adultos apresentam sintomas de depressão. Porém, somente 28% receberam diagnóstico e apenas 15% utilizam medicações para controle da doença.

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), mais de 80% das pessoas com depressão podem melhorar se receber o tratamento correto. A maioria dos indivíduos, no entanto, busca auxílio médico somente para tratar os primeiros sintomas da síndrome ou as recaídas.