Cérebro dividido

Postado em 17 jan, 2014 - Psicologia

443492545_640Hoje ainda é bastante questionada a tese de que os hemisférios cerebrais possuem uma rígida divisão de tarefas.

Algumas funções específicas são privilégio da esquerda ou da direita, mas tudo indica que muitas tarefas funcionem em um esquema de mutirão, em que o papel de cada área varia dependendo da necessidade.

A fala e o raciocínio lógico, antes atribuídos ao lado esquerdo, e o reconhecimento de imagens e capacidade musical, antes tidos como exclusivos do direito, são hoje comprovadamente trabalho para dois hemisférios.

“O que nós estamos vendo é que a atividade dos neurônios é sempre probabilística. Não são sempre os mesmos neurônios que produzem a mesma ação. A atividade cerebral flutua.” afirma Miguel Nicolelis, neurocientista brasileiro da Universidade Duke (EUA).

Se essa observação se confirmar em mais estudos, o neurocientista diz que será preciso derrubar de vez a ideia de hemisférios especializados. Resta saber se as convicções dos cientistas são tão flexíveis quanto o cérebro deles.

Enquanto os cientistas continuam suas pesquisas, o que sabemos é que as diferenças hormonais influenciam o desenvolvimento do cérebro masculino e do feminino, o que resulta em diferenças cognitivas e comportamentais. E para exemplificar o funcionamento dos hemisférios cerebrais nada melhor que uma animação é genial que mostra como se comportam as metades do cérebro em um encontro com a garota dos sonhos!!

O curta de animação “Brain Divided” dos estudantes da  Ringling College Computer Animation, conta a história de um cara comum que encontra uma garota não tão comum, e suas células cerebrais não conseguem concordar sobre como proceder para conquistá-la o que leva ao conflito e comédia!

Para assistir a animação com legendas em português, clique aqui.

Brain Divided from Cartoon Brew on Vimeo.