Como aconselhamento psicológico pode ajudar a planejar a vida com filhos

Postado em 22 mar, 2016 - Psicologia

[denoivaparamae]_post_08Quando a mulher resolve se aventurar no mundo da maternidade sabe que os desafios serão muitos. Desde o cuidado com o bebê para garantir uma vida saudável, a organização do tempo, o conciliar da vida profissional com a doméstica e também a qualidade do relacionamento com o parceiro, sem falar na preocupação com a aparência e a recuperação da forma mantida antes da gravidez.

Para ajudar a organizar sonhos, necessidades e transformá-los em planos, psicólogos têm se dedicado a este segmento, bem particular.

A orientação psicológica tem como objetivo oferecer acolhimento e orientações práticas para resolução de problemas e conflitos no processo de indicar ou prescrever caminhos, direções e procedimentos ou de criar condições para que a pessoa faça, ela própria, o julgamento das alternativas e formule suas opções.

As orientações procuram obter em curto prazo uma melhora na qualidade de vida, elegendo uma queixa principal e focando o empenho na sua resolução, por meio de intervenções objetivas e pontuais.

O que é: A orientação psicológica para mães é um processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, pelo questionamento e alinhamento de ideias, que visa resgatar um olhar e um tempo de atenção necessários para o crescimento individual. Muitas mulheres encontram nas sessões o apoio e o tempo que faltam, principalmente depois da chegada dos filhos.

Para quem é indicado: O atendimento é direcionado para mulheres que desejam tempo de qualidade para organizar ideias e a percepção da própria vida. É válido para mães e também para gestantes.

Quando começar: o momento ideal de começar é o que envolve muitas mudanças, um momento em que é necessária uma tomada de decisão. Sendo assim, a gestação é um momento ideal, pois há muito o que planejar e entender.

Prazo: Em média o atendimento dura 20 sessões, sendo possível retornar depois para rever ou fazer a “manutenção” de alguns propósitos.