A ciência da felicidade – experimento sobre gratidão

Postado em 23 mar, 2014 - Psicologia

The science of happinessO que faz você feliz?  É um amor? É o dinheiro? É ter saúde?

Alguma vez você já se perguntou por que é feliz?

A felicidade é considerada uma emoção básica caracterizada por um estado emocional positivo, com sentimentos de bem-estar e de prazer, associados à percepção de sucesso e à compreensão coerente e lúcida do mundo.

Nos últimos anos, diversos pesquisadores têm se preocupado em desvendar as relações entre felicidade e saúde mental, o que representa uma mudança de paradigma, já que ao longo de praticamente todo o século XX o foco dos estudos manteve-se fixo nos estados afetivos patológicos.

Estes estudos encontram-se na área da psicologia positiva, que dedica-se a investigar os estados afetivos positivos, e entre eles a felicidade e a gratidão e sua relação com a qualidade de vida.

Na psicoterapia positiva, um dos exercícios realizados e empiricamente validados que visa melhorar o bem-estar subjectivo é a carta de gratidão como exemplificado nos estudos de Seligman, 2008Park et al., 2005.

A gratidão é algo que pertence à nossa realidade enquanto seres humanos e pode ser concebida como uma resposta positiva a um benefício proporcionado por uma entidade exterior, daí que seja pertinente perceber de que modo influencia a vida daqueles que a praticam.

Com base nesses estudos , o pessoal do Soul Pancake encontrou um estudo científico de 2005 sobre Felicidade que diz que o segredo para ela é a gratidão. Sendo assim, resolveram testar essa informação

Veja o vídeo a seguir e também o original no SoulPancake, o episódio 2 The Science of Happiness  e The Science of Happiness – Behind the Scenes of “Gratitude

Enjoy!!!