Unfancy: um guarda-roupa inteligente

Postado em 14 ago, 2015 - From NY

08.14

Sim, este post está na categoria From NY e não foi um erro na hora de classificar.

Minha saga para construir um guarda-roupa inteligente começou na hora de organizar a mudança de São Paulo para New York. Decidimos, eu e meu marido, não contratar uma super mudança pois sairia muito caro, então a solução foi trazer o que coubesse nas malas. No total foram 8 malas de 32kg e mais 4 malas de mão. Tudo bem pensado e pesado para não pagar excesso de bagagem!

Em maio antes da mudança definitiva vinhemos a NY procurar um lugar para morar e trouxemos metade da mudança e quando mudamos a que sobrou.

Neste momento planejamento e desapego entraram em ação! Como seria possível colocar em 8 malas uma vida e um passado para mudar de país? Precisei escolher o que realmente era importante do ponto de vista emocional e o que seria útil na nova vida, incluindo roupas e sapatos.

Só entrou na mala o que iria se adequar ao novo estilo de vida nova-iorquino! E foi possível!! Organizamos a mudança para duas pessoas em 8 malas de 32kg e 4 malas de mão.

Mas não conseguiria isso sozinha, até porque só tinha 45 dias para organizar toda a mudança, recorri à ajuda do Google!! Pesquisei e li muito sobre o estilo de vida minimalista e encontrei muitos textos falando do dilema vivido pela grande maioria das mulheres, independente de idade ou estilo de vida: “O que vou usar hoje?”

E qual seria a solução para este dilema? As melhores soluções, para mim, foram da Eileen Fisher, ícone da moda e designer,que sugere uma limpa em seu armário e da da Marie Kondo que já falei aqui.

E esta também foi a solução encontrada pela Caroline Rector, do blog Unfancy um guia passo a passo de como construir um guarda-roupa inteligente. Unfancy nasceu em março de 2014, de um desejo de simplificar a vida com a proposta de misturar estilo pessoal e  minimalismo. Caroline vive com um guarda-roupa que possui 37 (ou menos) peças no total, e nesta conta está incluído partes de cima, de baixo, vestidos, casacos e sapatos. Cada mini coleção ou capsule wardrobe* (guarda-roupa básico) é pensado e reestruturado a cada 3 meses conforme as estações forem mudando. Então, apesar de viver com um armário de 37 peças ela possui mais itens guardados em duas caixas debaixo da cama, que são mais adequados para outras estações do ano.

No blog também é possível encontrar um planner de armário que dá uma boa ideia de como construir o nosso estilo e maximizar as possibilidades de uso das roupas que temos e que pretendemos comprar. Caroline também realiza a compra de roupas que precisa ou quer muito adquirir para cada estação de uma vez, guardando por três meses dinheiro até chegar aos 500 dólares. Segundo ela, assim é muito mais fácil administrar o dinheiro e comprar peças inteligentes.

 

#unfancy

Um guarda-roupa básico significa mais tempo + mais dinheiro + mais energia para as coisas da vida que realmente importam

 

 

Quer experimentar ? Inspire-se nos looks da Caroline e siga suas sugestões!

Comece aqui.

winter-outfits-197

 

fall_outfits-414

 

fall-outfits-87

 

yayspring-333

 

winter-outfits-1041

 

 

yayspring-367-560x840

 

fall-outfits-57

* Capsule wardrobe é um termo cunhado por Susie Faux