Trick or treat?!

Postado em 31 out, 2015 - From NY

10.31

O Halloween, ou o Dia das Bruxas é uma celebração popular de culto aos mortos. A popularidade do Halloween é maior nos países de língua anglo-saxônica, especialmente nos EUA. Sendo comemorado na noite de 31 de outubro, véspera do feriado religioso do Dia de Todos os Santos.

A tradição do Halloween foi levada pelos irlandeses aos EUA e o caráter religioso foi perdendo, com o passar do tempo, a relação com a festa. E, atualmente, a celebração está mais ligada ao mundo da brincadeira, diversão e socialização. Como o Halloween não está ligado a nenhuma instituição, a organização da festa ocorre de forma descentralizada. Geralmente, são as escolas, clubes, famílias, empresas e grupos de amigos que organização e celebram a data.

Os símbolos principais são as fantasias de bruxas e a abóbora com feições humanas iluminada através de uma vela acesa. Além disso, também é comum decorar as casas com objetos e temas assustadores, como caveiras, teias de aranha, zumbis e demais seres que pertençam ao imaginário popular. Também há o costume de distribuir doces para as crianças fantasiadas durante o Halloween.

Conhecido como trick or treat (gostosuras ou travessuras) esta é uma atividade infantil muito comum nas comemorações do Halloween, crianças fantasiadas com trajes típicos como fantasmas, múmias ou outros personagens assustadores, passam de casa em casa pedindo doces e balas.

São outras tradições do Halloween:

  • Uso de trajes típicos e assustadores – pessoas usam estas fantasias em festas promovidas, geralmente, por escolas e empresas. O foco é a criatividade, diversão, integração e socialização.
  • Além das roupas, as maquiagens de terror também estão muito presentes nas comemorações desta data. A criatividade dos maquiadores é voltada para a criação de personagens que representem o Dia das Bruxas.
  • Abóbora do Dia das Bruxas (Jack-o’-lantern) – envolve todo um ritual de comprar a abóbora, tirar as partes internas, esculpir uma face assustadora e, no período noturno, acender uma vela dentro. Em várias cidades norte-americanas ocorrem exposições e concursos para eleger a abóbora mais assustadora ou criativa. Vale lembrar que a maioria das pessoas nos Estados Unidos não faz isto com propósito espiritual ou religioso, mas sim como um evento tradicional e cultural.
  • Visita a atrações assombradas – muitas destas atrações são montadas em parques de diversão ou shoppings centers.
  • Conto de histórias assustadoras – realizado, principalmente, entre amigos ou em livrarias.
  • Brincadeiras típicas do Halloween – uma das mais realizadas consiste em encher uma bacia de água e jogar maçãs dentro. As maçãs ficam flutuando e os participantes devem pegá-las com os dentes (mordendo).
  • Organização de festas e bailes à fantasia com temática do Dia das Bruxas.
  • Assistir filmes ou encenações teatrais de terror.

Aqui em NYC a Village Halloween Parade é bem conhecida e está no seu 42º ano e acontece na 6th Avenue norte da Spring Street até a 16th Street das 7:00pm às 10:30pm. Na parada qualquer pessoa fantasiada pode participar!

Veja um pouco da animação neste vídeo

 

E como hoje é 31 de outubro…

Trick or treat?!