Thanksgiving day

Postado em 25 nov, 2015 - From NY

11.26O Dia de Ação de Graças ou Thanksgiving Day, como é chamado por aqui, é um dos feriados mais celebrados na cultura norte-americana. Assim como o Halloween, o Thanksgiving tem raízes religiosas e uma grande ligação com a colheita do que era plantado para alimentar as famílias britânicas.

Os primeiro Thanksgiving  foi celebrado nos Estados Unidos em 1620 em Plymouth, Massachusetts, pelos peregrinos fundadores da vila. Depois das colheitas terem sido gravemente prejudicadas pelo Inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no Verão seguinte, em 1621. Para marcar e celebrar a ocasião depois de sucessivos anos complicados no que diz respeito à agricultura, o governador da vila resolveu organizar uma festa no Outono de 1621. Nessa festa participaram cerca de 90 índios e foram comidos patos, perus, peixes e milho. A partir desse ano, na Nova Inglaterra, em cada Outono era organizada uma festa de gratidão a Deus, por causa das boas colheitas. Em 1863, após o decreto do então presidente Abraham Lincoln, ficou determinado que, em novembro, toda penúltima quinta-feira seria comemorado o Thanksgiving Day.

Porém, em 1930, no intuito de impulsionar o comércio americano, o presidente Franklin Roosevelt alterou a comemoração da data para a terceira semana de novembro. Com isso, tinha o objetivo de ampliar o tempo disponível para as compras e propagandas de Natal. Isso ocorreu, pois, naquela época, não eram apropriados os anúncios antes do Thanksgiving .

Mas como a medida não era mandatória, nem todos os Estados americanos concordaram em adotá-la, causando uma confusão de datas no território. Desta forma, o Congresso resolveu este problema instituindo novamente o Thanksgiving Day para a quarta quinta-feira de novembro, sendo considerado um feriado em escala nacional.

E assim surgiu o Thanksgiving nos Estados Unidos, que passou a ser uma data mais importante que o Natal para as famílias norte-americanas, e nos dias de hoje é celebrado independente de religião, colheita ou qualquer outro motivo.

Como o próprio nome diz, o Thanksgiving é um dia onde as pessoas se juntam para demonstrarem a sua gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas durante o ano, expressando também carinho pelos seus amigos e familiares. E por ser um feriado familiar muitos realizam longas viagens para que os parentes estejam reunidos. Outra grande tradição deste feriado é a comida. As famílias celebram este dia com muita fartura gastronômica, onde tipicamente se come peru, motivo pelo qual também é conhecido como Turkey Day, batata-doce, purê de batata, torta de abóbora, torta de maçã, torta de nozes, entre muitas outras coisas.

So… Happy Thanksgiving Day!!

Então… Feliz Dia de Ação de Graças!!