Trash the dress: tendência que cresce entre as noivas no Brasil

Postado em 30 set, 2013 - Dicas Noivas

Falamos anteriormente sobre o E-session, que é um ensaio fotográfico do casal, durante o período de noivado, em um clima sempre romântico. Hoje vamos falar um pouco sobre o Trash the dress tendência que cresce entre as noivas no Brasil.

O Trash the dress, também conhecido como fearless bridal ou rock the frock, é um estilo de fotografia de casamento que contrasta roupas elegantes com um ambiente descontraído ou muitas vezes exóticos. Esses ensaios fotográficos fogem totalmente das fotos tradicionais de casamento.

Originalmente, o termo que batiza a tendência faz referência à sujeira, ao desgaste e aos estragos que o vestido da noiva sofre durante as fotos,  já que a proposta  inicial, é usá-lo em ambientes diferentes, criando um contraste entre a elegância dos noivos e a descontração do espaço escolhido.

A tendência surgiu nos Estados Unidos e na Europa, onde as noivas levam o nome do estilo a sério e se divertem enquanto pintam, sujam e rasgam o vestido. No Brasil, a tendência chegou menos radical e o material que tem sido produzido revela cenários exuberantes, poses sensuais, mas não traz tanta ousadia na hora de estragar o vestido. A ideia é explorar o contraste do casal arrumado em um lugar mais rústico. Vira um ensaio de moda, com cabeleireiro e produção. Algumas noivas usam o próprio vestido outras alugam um especial para as fotos. Muitos até são feitos antes do casamento para serem mostrados durante a festa.

De acordo com o fotógrafo Arthur Foschini,

Nos Estados Unidos a maioria das noivas compra seu próprio vestido e depois fica com ele guardado no armário para sempre, por isso inventaram o Trash the dress, um ensaio para detonar literalmente o vestido. Lá, você fica com as fotos e perde o vestido.

Como a proposta do ensaio é usar o vestido de noiva, normalmente é realizado após a cerimônia de casamento. Contudo, muitas noivas têm optado por realizar a sessão antes do casamento e aproveitar a oportunidade para mostrar o resultado aos convidados durante a recepção, sendo um diferencial para o dia do casamento. Mas, para as noivas que preferirem fazer o ensaio após o casamento, a vantagem é o casal estar menos tenso e nervoso para tirar as fotos, já depois do casamento e da lua de mel, os noivos voltam mais relaxados e costumam se soltar mais durante a sessão.

Como a proposta do Trash the dress no Brasil não e dar fim ao vestido, as noivas podem optar por usar o mesmo vestido do casamento ou mesmo alugar ou comprar um vestido diferente.

Segundo Tamiris Centoducato Webb, que realizou o ensaio antes do casamento,

O ensaio do Trash the Dress foi muito divertido de se fazer! É um momento pré casamento, que é cercado de muita loucura e stress, mas que nós podemos nos desligar um pouco daquela rotina e viver um momento totalmente atípico da realidade, afinal, quando é que você e seu marido vão pra uma praia deserta de vestido de noiva, terno e gravato pra tirar foto?
Além disso, o ensaio vira tipo escolhinha de posar pra fotos. Sempre fui acostumada a sorrir pra câmera. O Arthurficava chamando minha atenção, pra eu parar de fazer aquilo. Quando eu finalmente peguei o jeito a coisa fluiu muito melhor!
Outro detalhe, no dia do casamento, os noivos não querem demorar muito ao tirar as fotos protocolares, a gente só pensa em aproveitar a festa! Por isso, na hora de tirar as fotos, nós dois estávamos super a vontade, já sabíamos o que funcionava, que poses davam certo, arriscamos mais e as fotos ficaram ótimas (e sem perder muito tempo)!

E para finalizar, confira um pouco do ensaio da Tamiris e Shaun Webb realizado em Ilhabela e fotografado pelo Arthur Foschini e Mariana Fonseca.

Arthur Foschini Fotografia

Arthur Foschini Fotografia

0593-Editar

Arthur Foschini Fotografia

0619-Editar

Arthur Foschini Fotografia

0699-Editar

Arthur Foschini Fotografia

0746-Editar

Arthur Foschini Fotografia

1374-Editar

Arthur Foschini Fotografia

1433-Editar

Arthur Foschini Fotografia

1584-Editar

Arthur Foschini Fotografia

1602-Editar

Arthur Foschini Fotografia

1767-Editar

Arthur Foschini Fotografia

2055-Editar

Arthur Foschini Fotografia

2079-Editar

Arthur Foschini Fotografia

2469-Editar

Arthur Foschini Fotografia

2495-Editar

Arthur Foschini Fotografia