“Something old, something new, something borrowed, something blue”

Postado em 18 out, 2013 - Dicas Noivas
Fonte: Google Imagens

Fonte: Google Imagens

Independente da religião ou crença dos noivos, todo casamento é cercado de tradições e superstições. Passando pela a cor do vestido da noiva, o buquê, o lado que a noiva fica no altar, colocar uma moeda no sapato da noiva, o noivo não poder ver a noiva em seu vestido antes da cerimônia… enfim, todas estas tradições tem um porquê na história.

E o “something old, something new, something borrowed, something blue”, é  mais uma das superstições que envolvem o casamento. Mais famosa nos Estados Unidos, e ganhando cada vez mais adeptas no Brasil, a superstição diz que a noiva deve usar “alguma coisa velha, alguma coisa nova, alguma coisa emprestada, alguma coisa azul!”. Cada item nesse “poema” representa um símbolo de boa sorte para a noiva. A tradição surgiu na época Vitoriana.

O item velho simboliza as raízes com a família, o item novo significa a vida nova que está por vir, o item emprestado os laços com a comunidade e o azul… Bem, o azul é para dar sorte.

Sendo assim:

Algo velho

Faz referência direta às relações familiares da noiva e à sua vida antes do casamento. Geralmente a noiva usa uma joia de família, o vestido ou véu que foi de sua mãe ou avó. Pode usar os brincos de pérola que sua avó comprou para a formatura dela ou uma pulseira que você herdou.

Algo novo

A peça de roupa ou assessório novo representa a sorte, o sucesso e sua esperança de vida nova à sua frente. Pode ser uma joia, o sapato, a roupa íntima ou a menos que você está usando o vestido da sua mãe, um candidato fácil para este item seria o seu vestido novo.

Algo emprestado

“Algo emprestado” pretende ser um item emprestado de um amiga, amigo ou membro da família cujo casamento você admira e tem esperança em que seja parecido. Ele também lembra a noiva que ela pode depender de amigos e familiares e tem por objetivo trazer felicidade ao casal.

A amiga ou pessoa da família que empresta sente-se feliz por estar dividindo algo especial com o casal em um momento especial.

Algo azul

O “algo azul” vem da Roma antiga, em que as noivas usavam a cor azul para simbolizar o amor, modéstia e fidelidade. Em muitas imagens do cristianismo a Virgem Maria aparece vestida de azul, de modo que a pureza ficou ligada a essa cor. Ou seja, a noiva usa algo nesse tom que representa a pureza de seu amor e fidelidade ao futuro marido.

Através dos tempos, a tradição evoluiu, passando do uso da roupa azul para uma faixa azul amarrada na cintura da noiva (como uma das fotos da galeria abaixo). Hoje, pode-se usar a roupa íntima azul ou algum outro detalhe. Além disso, acredita-se também que a peça azul “corta a inveja” das moças solteiras.

Fontes de pesquisa:

www.zankyou.terra.com.br

http://www.bolsademulher.com

http://www.casamentoclick.com/

http://www.brindeaosnoivos.com.br/