RSVP: se confirmar… compareça!

Postado em 8 jan, 2014 - Dicas Noivas

RSVP é a abreviação de Répondez S’il Vous Plaît, expressão francesa que significa “Responda por favor”, usada para solicitar que os convidados confirmem presença ou não no evento que foram convidados.  Contudo,  parece que não faz parte da nossa cultura confirmar a presença numa festa (ou avisar que não irá).

Muitas pessoas só se dão conta da importância da confirmação de presença a partir do momento que organizam uma festa, já que, tudo num evento é calculado conforme a estimativa do número de pessoas que estará presente (quantidade de mesas, cadeiras, número de garçons, quantidade de comida e bebida, número de arranjos de flores etc). E em geral, os anfitriões fecham o evento para uma determinada quantidade de pessoas e caso o número de convidados não chegue ao valor já pago, o dinheiro não é devolvido. Isto é se você fechar o salão para 200 pessoas e apenas 150 convidados comparecerem, o valor das 50 pessoas que faltaram não será devolvido.

Quando uma festa é organizada pode-se optar pelo RSVP ativo ou passivo. No RSVP passivo o convidado telefona para o serviço, para confirmar sua presença, já no RSVP ativo, um profissional responsável entra em contato com os convidados para realizar a confirmação.

E se acham que o problema de não confirmar ou confirmar e não comparecer é só o desperdício de dinheiro,  não é bem assim, é pior. É o desperdício de alimento, de flores, de toda cadeia logística que envolve uma festa. Nos EUA, a indústria de eventos lançou o projeto “Don’t Spoil the Party” para chamar atenção dos milhões gastos todos os anos com os convidados que confirmam presença e não vão.

Afinal, desperdício não é chique!

 DON’T SPOIL THE PARTY