Pista de dança e a segurança no casamento

Postado em 12 out, 2013 - Dicas Noivas
Fonte: Google Imagens

Fonte: Google Imagens

Todos os noivos querem um casamento com muito amor, cercados de familiares e amigos e perfeito para celebrar e dançar por muito tempo.

Desta forma, as pistas de dança nos casamentos costumam ser a maior atração da festa, e por isto, elas têm sido decoradas com maior preocupação. Luzes e iniciais dos noivos, pois, cada detalhe conta. E muitos noivos buscam inovar nas atrações da pista para mantê-la sempre cheia e divertida.

Hoje vemos sendo utilizados:

  • adereços de pista como óculos, colares e plumas, máscaras, gravatas divertidas, chapéus, plaquinhas
  • balões
  • carrinhos de sorvete
  • dançarinos profissionais para agitar a pista e ensinar alguns passinhos e fazer coreografias
  • sósias de artistas
  • escola de samba
  • lanche da madrugada
  • iluminação especial
  • rasteirinhas para garantir conforto das convidadas

Tudo isso junto com os noivos animados, apaixonados, dançando, curtindo um ao outro, curtindo os convidados e um profissional de música especializado em casamento garante a pista animada durante toda a festa.

Mas, os noivos não podem descuidar da segurança. Tenho visto relatos de profissionais que trabalham em casamentos os quais referem-se à alguns incômodos causados pela luz estroboscópica e pelo excesso de fumaça na pista.

Vou fazer um resumo dos pontos que tenho visto com maior frequência.

  • Fumaça na pista de dança causando ardência os olhos, impedindo que as pessoas respirem normalmente e causando tosse
  •  Luz stroboscópica causando dor de cabeça e  náuseas
  • Cacos de vidro decorrentes de taças quebradas
  • Poças de bebidas causando quedas.

Cacos de vidro e poças de bebidas podem causar graves acidentes e fazer com que a festa termine de forma indesejada para os noivos e convidados. Estes dois problemas podem ser contornados tendo sempre alguém atento à pista, para correr e limpar o local o quanto antes.

De acordo com depoimento do Fernando e Nínive da Brigadeiro Filmes,

 No último casamento  fomos obrigados a parar de gravar na festa porque um caco de vidro entrou na sola do sapato e ficou preso na palmilha, machucando o pé. Tudo bem, a gente trabalha de tênis já para proteger o nosso pé dessas coisas mesmo mas, perto de nós havia muita gente de chinelo e muita gente descalça. O caco nem chegou a machucar o nosso pé, mas, e se fosse com algum convidado? E se fosse com algum dos noivos? Já presenciamos em casamentos, mais de uma vez, convidados se cortando com cacos de vidro no chão e, já ouvimos relatos de fotógrafos sobre diversos acidentes, incluindo uma noiva que quebrou na perna no próprio casamento, após escorregar em uma poça de champanhe. São coisas que a gente jamais imagina que possam acontecer com a gente, até que elas enfim acontecem.

Sempre que escutamos o barulho de uma taça quebrando, um de nós para o que está fazendo e vai chamar alguém, seja do espaço, da limpeza ou da assessoria, porque da última vez que vimos um acidente com vidro na pista, não foi nada legal. A gente sabe que tem gente que acha chato ter gente chamando toda hora, mas achamos melhor ter alguém irritado com a gente do que ter alguém machucado no meio do casamento. E sempre ficamos com muito medo de que uma coisa tão boba quanto essa acabe estragando a festa.

Já a Marcia Piveta aponta que,

A fumaça na pista de dança, é legal até certo ponto, quando começa a deixar todo o espaço esbranquiçado, arde os olhos, impede que as pessoas respirem normalmente, causa tosse, é porque já passou da conta faz tempo!!! 

Falando como fotógrafa: As fotos ficam ruins, sem contraste, sem qualidade, sem cor. 

Falando como Marcia Piveta: dependendo da quantidade de fumaça eu baixo a câmera e saio da pista, porque a minha saúde vem em primeiro lugar, tenho uma filha para criar. A pouco tempo fiz um casamento onde meus olhos ardiam, lacrimejavam, em respeito ao casal, porque na realidade era culpa do DJ, eu permaneci na pista, mas isso não será uma prática à partir de agora, meu dia seguinte foi à base de analgésicos;

Strobo na pista de dança (luz branca e forte que pisca o tempo todo): sinceramente não sei porque essa porcaria começou a acontecer, engana o fotômetro da câmera, perdemos inúmeras fotos, e eu particularmente não consigo olhar para ela, já chegou a me causar náuseas por causa das marteladas que dá na minha pupila que abre e fecha com muita violência.
No meu caso o strobo é ainda pior que a fumaça porque a dor não passa e a náusea só aumenta.

 

Temos ainda o fato de que a luz estroboscópica pode desencadear, em pessoas suscetíveis, crises de enxaqueca e/ou epilepsia fotosensitiva, já que a luz estroboscópica assemelha-se muito à luz utilizada no eletroencefalograma (EEG). Quando utilizado a fotoestimulação intermitente no EEG, no qual coloca-se, frente ao paciente, uma lâmpada que produz flashes com frequências que variam de 0,5 a 30 Hz, com o objetivo de aumentar a sensibilidade ao exame, bem como detectar alterações específicas que podem ser provocadas pela prova de ativação. O que ninguém deseja como consequência para os convidados e fornecedores para o dia do casamento.

As noivinhas devem então estar se perguntando o que pode na pista de dança para mantê-la com segurança. bem, podemos listar várias coisas como usar luzes coloridas na pista, como as que fazem diversos desenhos, como sugestão pode-se usar quatro pontos de luz, dois na frente e dois atrás da pista, fazendo com que essa luz se cruze o que faz com que os profissionais de foto e vídeo consigam registrar os efeitos dela.  A luz iluminando nas diagonais de quem está ao centro é o que proporciona um ambiente agradável na foto e filmagem. Além de todos os acessórios e atrações que mencionamos.

A máquina de fumaça é essencial para os efeitos de luz possam ser visualizados de forma clara, contudo nada de fumaça em excesso!!

A minha opinião, a luz estrobocópia é dispensável já que tenho enxaqueca e sei bem os efeitos terríveis da luz, mas  a ausência dela pode ser compensada com um bom jogo de luzes coloridas como já mencionado.

Com relação ao vidro e poças de bebida na pista, a solução é sempre ter alguém vigiando para que possa ocorrer a limpeza o mais rápido possível.

Acredito que muitos noivos não sabem sobre a utilização dos dispositivos de iluminação serão utilizados em sua festa de casamento e no grande dia podem ocorrer surpresas desagradáveis que comprometem a qualidade das fotos e o vídeo, bem como comprometer a saúde dos profissionais, convidados e aos próprios noivos. Por isso, converse com todos os profissionais envolvidos e decidam qual a melhor estratégia para o seu casamento.

Pois, nada custa mais do que a vida, nem mesmo a festa!!!

E o mais importante para uma pista de dança perfeita, é que não pode faltar noivos animados e cheios de amor!!!