Licença casamento: como funciona?

Postado em 6 fev, 2015 - Dicas Noivas

[denoivaparamae]_post_03Todas as pessoas que se casam têm direito a três dias de ausência justificada após o matrimônio. O nome desse direito é licença casamento, um dos motivos previstos na legislação em que o empregado pode faltar ao serviço sem prejuízo do salário.

A licença é concedida para o casamento nos termos da legislação civil, ou seja, em cartório, a pessoa empregada, tem direito a três dias consecutivos de afastamento, sem desconto no salário, conforme o art. 473 da CLT.

O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário: II – até 3 (três) dias consecutivos, em virtude de casamento;
O tempo de licença deve ser em dias de trabalho normal. Se o empregado não trabalha no sábado e no domingo e casar no sábado, como a lei é expressa ao garantir o direito do trabalhador deixar de comparecer ao serviço por três dias consecutivos em virtude de casamento, pode-se entender que a contagem não poderá ser iniciada em dias em que não há trabalho, portanto, começará a contagem somente a partir de segunda feira. Mas vale consultar o setor de RH da sua empresa para tirar qualquer possibilidade de confusão. E como nas relações de trabalho a confiança recíproca é importante e aconselhável que o empregado avise ao empregador com antecedência e combine como será a licença!!