Como fazer uma lista de convidados para o casamento

Postado em 5 jun, 2013 - Dicas Noivas
Fonte: Tumblr

Fonte: Tumblr

Com a data do casamento escolhida, o budget estabelecido, tipo de cerimônia e local agendados começa o mais difícil…

Elaborar a lista de convidados.

A primeira coisa a ser considerada pelos noivos é que neste dia especial devem ser escolhidas apenas pessoas com quem eles queiram compartilhar o casamento. Portanto, estas pessoas devem ter um significado especial para o casal.

Com base na lista de convidados tem-se o indicador do que se pretende do casamento. E, passar por este processo decisivo implica tomar decisões acerca de quem é importante, pois apenas as pessoas verdadeiramente importantes deverão estar presentes!

Para começar a elaborar a lista deve-se levar em consideração:

1- tipo de cerimônia com que sonharam;
2- orçamento disponível;
3- local da recepção/cerimônia;
4- data do casamento, já que se o casamento for celebrado durante a semana, num fim-de-semana prolongado, ou numa ocasião em que a maioria das pessoas não esteja de férias, a probabilidade de terem mais respostas negativas ao convite de casamento é maior.

O próximo passo é elaborar a lista de convidados. Comece elaborando a lista de casamento ideal, sem restrições, incluindo todas as pessoas que desejavam ter presentes no dia do casamento. Incluam também os convidados da parte dos pais, ou seja, as pessoas que eles pretendam convidar.Depois de decidir os itens mencionados acima é hora de decidir como os convites vão ser divididos. O ideal é dividirem o número de convites disponíveis em: metade para a noiva e metade para o noivo, e de cada metade retirar 1/3, dando esse 1/3 aos pais, para que eles possam convidar quem desejam.

Em seguida elaborem uma lista A, ou seja, a lista de quem não abrem mão de ter ao seu lado no dia do casamento, como amigos e familiares muito próximos e sem os quais o casamento não faria sentido. Com o número total estabelecido e retirando os convidados da lista A, elaborem uma lista B que incluirá as pessoas com as quais sentem que não têm relações muito próximas

Além desses passos é importante levar em consideração:
1- quando os noivos convidam seus parentes e amigos, entende-se que gostariam muito que todas estas pessoas estejam presentes no casamento, estão não conte com o número de faltantes para fazer uma lista maior;
2- Não contem que os convidados que moram longe não compareçam… em geral apenas de 15 a 20% da sua lista completa de convidados faltará.
3- Não contrate um buffet para um número “X” de convidados, e convide muito mais que isso, já que o buffet irá levar comida e funcionários para atender “X” pessoas (eles sempre estão preparados para até 10% a mais) e se você tiver muito mais convidados do que isso, o atendimento será devagar e a comida pouca. Um grande risco de ter toda a sua festa prejudicar!!

Seguem algumas dúvidas respondidas pela Constance Zahn:

Como dizer para os colegas de trabalho que eles não serão convidados para o casamento?

O melhor é dizer que seu casamento será pequeno, apenas para a família e amigos próximos.

Uma amiga pediu para levar um amigo que eu não conheço ao meu casamento. O que eu faço?

Se isso te incomodar (porque o número de convidados está no limite ou porque o casamento é super pequeno e intimista), você tem o direito de responder explicando a situação. Corre o risco de a amiga ficar chateada…

Mas saiba que algumas pessoas levam um acompanhante sem avisar. E se isso acontecer, não vale a pena se estressar no momento. Trate-o como um convidado e aproveite a sua festa!

Minha sogra traz toda hora nomes para a lista que ela “tinha esquecido”. O que eu faço?

Converse com o filho dela e deixe que ele resolva a situação. Definir os limites da lista no começo e deixar isso bem claro ajuda a evitar alguns “probleminhas”.

Se uma pessoa me convidou para o seu casamento, sou obrigada a convidá-la para o meu?

Não. Pode ser que na época do casamento dessa pessoa havia vocês tinham uma relação mais próxima que hoje em dia… Pode ser que o casamento daquela pessoa tenha sido grande, com um orçamento que permitia convidar pessoas com as quais ela nem tinha tanta intimidade assim… e talvez o seu seja diferente… Enfim, não há nada que te obrigue a convidar alguém apenas por que a pessoa te convidou.

 

Fontes de pesquisa: