Como endereçar o convite de casamento

Postado em 7 ago, 2015 - Dicas Noivas

08.07

Depois de fazer a lista dos convidados do casamento chega o momento de decidir como endereçar estes convites da forma correta. Surge uma primeira dúvida, ser formal ou informal?

O convite é a primeira impressão que os convidados terão do casamento. E como você irá endereçar o convite reflete a sua intenção de uma festa formal, ou informal.

Normalmente é aceitável um tratamento mais informal para alguns parentes e amigos próximos, principalmente se o casamento for mais informal. Porém alguns protocolos devem ser seguidos.

Veja algumas regrinhas:

Solteiros: Ao convidar um amigo ou amiga solteira, utilize o nome completo do convidado, sem necessidade de Sr. ou Srta.

Casados: Para casais que são casados, o nome do homem vem antes do nome da mulher. Quando for convidar um casal sem filhos ou cujos filhos estão todos casados, ou ainda que tem filhos solteiros que não serão convidados, utilize o nome do marido e logo depois a citação da esposa. Se o casal não compartilha o sobrenome, você pode colocar os dois separadamente.

Casal e família: Quando for convidar um casal e todos os membros que residem na casa, ou pais e seus filhos, utilize a expressão “e família” logo após o nome do homem.

Filhos de casais: É melhor que os filhos adultos solteiros ou casados que não moram com os pais recebam seus próprios convites, separados. Não use a expressão ‘Extensivo a filhos casados’”.

Solteiros e familiares: Quando for convidar uma pessoa solteira e o convite for extensivo aos familiares residentes na casa, lembre-se que não se deve escrever “e família”, e sim “e familiares”.

Colegas de trabalho: Se você deseja convidar os colegas do trabalho, recomenda-se não colocar um convite no mural, afinal não fica explícito quem você está convidando. Faça convites individuais para cada pessoa que você deseja realmente convidar e se forem casados o convite deve incluir o nome do marido ou mulher.

Parentes, padrinhos e amigos íntimos: Quando for convidar os pais e sogros, pode ser utilizada uma maneira mais carinhosa, como ‘Aos queridos pais’. O mesmo é válido para tios e avós.

Para os padrinhos de casamento também pode-se escolher por um endereçamento carinhoso. Você pode utilizar a expressão “Aos queridos padrinhos”, antes do nome dos mesmos. Esta regra também é aplicável no caso dos amigos íntimos do casal.

Lembre que estas são apenas regrinhas de etiqueta e que podem e devem ser adaptadas ao estilo do casal e da festa.

 

Fonte:

Style Me Pretty

Valéria Fabiano Caligrafía