O que é Coaching Cognitivo?

Postado em 21 jul, 2013 - Dicas Gestantes, Dicas Mamães, Dicas Noivas, Psicologia

BSB-FLL-GRA-PIV-R00-LOGO“Os desafios são o que tornam a vida interessante; superá-los é o que dá sentido à vida.”
Joshua J. Marine

O termo coaching é mais uma buzzword criada na área da gestão/liderança e representa as atuações do líder voltadas para ajudar os seus subordinados a trilharem o seu próprio caminho de autodesenvolvimento.

 coaching surgiu inicialmente nas universidades norte-americanas para definir um “tutor particular”. O coaching preparava os alunos para exames de determinada matéria. Com o tempo passou a ser usada também para se referir a um instrutor ou treinador de cantores, atletas ou atores. A palavra coaching vem da palavra inglesa “coach” e significa treinador. Esse treinador tem o objetivo de encorajar e motivar o seu cliente a atingir um objetivo, ensinando novas técnicas que facilitem seu aprendizado.

O trabalho de coaching inicia-se estabelecendo juntamente com o cliente uma meta desejada, esta meta pode abranger as mais diversas áreas e normalmente não existe um tempo determinado para esse objetivo ser atingido. Portanto, pode-se dizer que o coaching é um processo de desenvolvimento pessoal e/ou profissional, no intuito de atingir o objetivo desejado pelo cliente.

Este processo é realizado por meio de reflexões e posterior análise das opções e da identificação e uso das próprias competências, como o aprimoramento e também o adquirir novas competências, além de perceber, reconhecer e superar as crenças limitantes, os pontos de maior fragilidade.

O profissional atua encorajando, apoiando, mantendo a motivação e acompanhando a Ação e o Plano de Ação de seu cliente, incentivando o seu crescimento, aumento de capacidades, habilidades, ação, conscientização de valores e maior controle emocional, por meio de técnicas que melhorem a seu desempenho profissional e pessoal, com foco em melhor qualidade de vida.

Coaching Cognitivo, portanto, é um processo de desenvolvimento pessoal e/ou profissional que utiliza a metodologia do Coaching baseando-se no Modelo Psicológico Cognitivo. Desse modo, se trabalha com a reestruturação cognitiva, baseado na noção de metacognição, ou seja, tornar-se consciente do processo de pensamento, facilitando o aprendizado e a mudança. Os objetivos deste estilo de Coaching são melhorar o pensamento conceitual e a tomada de decisão.

life-coachingSendo assim, o Coaching Cognitivo tem como objetivo promover a realização máxima das potencialidades dos sujeitos envolvidos, em seu processo de crescimento e ajustamento pessoal, profissional e/ou corporativo.

Com a compreensão que suas percepções afetam diretamente suas emoções e comportamentos e com a experiência prática disso, uma vez que ao buscar formas alternativas de pensar mais adequadas ao momento, o cliente alcança melhores resultados. Atinge-se então uma das metas do Coaching Cognitivo, que é a reestruturação cognitiva (mudança no modo de se pensar). Trabalha-se, assim, a todo momento, com as percepções do cliente frente as diferentes situações de sua vida, consegue-se mantê-lo atento a possíveis pensamentos ou crenças que o desmotivariam e logo lidar com elas de maneira positiva. Desse modo, o Coaching Cognitivo é uma poderosa ferramenta para se alcançar com sucesso tanto os projetos de cunho pessoal quanto profissional.

O Coaching Cognitivo não se trata de fazer terapia no contexto do coaching, mas sim de utilizar o modelo cognitivo de funcionamento humano, incluindo técnicas e estratégias cognitivas, no gerenciamento de questões corporativas. A terapia é uma abordagem terapêutica dos impasses identificados na obtenção dos projetos e na realização dos sonhos e desejos de cada indivíduo. Contudo, existe um ponto em comum entre Coaching e terapia, que aparece quando o cliente está estressado, sobrecarregado ou está passando por algum contratempo e requer um Coach que esteja preparado para conduzir o trabalho com confiança em um ambiente emocionalmente mais carregado, respeitando seus limites e habilidades.

No Coaching, duas pessoas se juntam para um propósito específico e definido, e o objetivo do projeto é trazer mudança ou diferença em uma área específica da vida do cliente.

Sendo assim, o processo de coaching para noivas, gestantes, mamães e seus filhos surge no intuito de promover a realização máxima das potencialidades dos sujeitos envolvidos em seu processo de crescimento e ajustamento pessoal e profissional nos momentos de ritos mais importantes da vida de uma mulher enfatizando a personalidade, identidade e história de cada cliente.