Anel de noivado: como usar?

Postado em 12 jun, 2013 - Dicas Noivas
Anel de noivado: o da Kate na mão esquerda! MARIO TESTINO/REPRODUÇÃO

Anel de noivado: o da Kate na mão esquerda!
MARIO TESTINO/REPRODUÇÃO

Texto original publicado no  Blog LP em 19.05.2011

“Essa é pra ajudar os rapazes que vão pedir a mão das namoradas em casamento e não fazem a menor ideia do que fazer com aquele anel cheio de significado, que deve sair de dentro do estojo pro dedo anular da mão… esquerda ou direita? E agora?

Blog LP esclarece a confusão, pedindo pra Christian Hallot, embaixador da H. Stern, explicar pra gente.

Pra começar, vamos à origem da tradição: os anéis são usados desde a Antiguidade como símbolos de eternidade, já que sua forma circular não tem começo nem fim. E a troca dos acessórios, baseando-se em registros da era Medieval escritos por Santo Isidoro, arcebispo de Sevilha, era feita pelos noivos pra representar fidelidade mútua e união, colocados no 4º dedo da mão esquerda, onde estaria localizada uma veia que segue dali direto pro coração. Oficialmente, as alianças começaram a ser trocadas em cerimônias de casamento apenas no século 15.

Como você leu, a mão esquerda seria a mais adequada pra receber os anéis  antes e depois do casamento. Acontece que há diferença entre uma simples aliança e um anel de noivado – e eles podem co-existir! Funciona assim: as alianças são compradas – normalmente em pares, pro casal -, e, além delas, o noivo pode escolher um anel pra presentear sua pretendente. Em qualquer um dos casos, as regras são as seguintes:

. No caso da troca somente das alianças: elas devem ser colocadas na mão direita passando pra mão esquerda apenas no altar – antes disso elas sofrem um ajuste, já que as medidas não são idênticas nos dois lados do corpo.

H.Stern

H.Stern

Caso haja, além das alianças, um anel de noivado:

. Se ele for uma meia-aliança (aquela com aplicações de brilhantes apenas em uma parte do aro), também deve ser colocado na mão direita e trocar de mão no dia do enlace, como é o caso das alianças.

. Se o anel escolhido for todo de brilhantes, o noivo precisa ficar atento pro fato dele não ser ajustável – logo, deve ser feito direto pro anular esquerdo.

. Os solitários e outros tipos de anéis: Há quem diga que eles devem ser colocados na mão esquerda pra, posteriormente, serem “presos” pelas alianças de ouro. Christian explica que “não há nenhuma obrigatoriedade pra isto” – a escolha é livre!

Ele aproveita pra lembrar que escolher um anel não exclui a necessidade das alianças pra oficializar a união. Afinal, nem todo mundo é Kate Middleton, que pode usar seu anel de safira com diamantes em qualquer ocasião. A aliança é uma alternativa mais prática pra quem quer cumprir a proposta de não tirar a joia do dedo e precisa ir ao mercado, pegar ônibus…”