História da aliança de casamento

Postado em 23 ago, 2013 - Dicas Noivas

Já falamos antes sobre como escolhe  a aliança no post Aliança de platina, ouro amarelo, branco ou rosé? e como usar o anel de noiva no post Anel de noivado: como usar?

Neste post vamos falar um pouco da história e simbologia da aliança de casamento.

Arthur_Foschini

Foto: Arthur Foschini

Há muito tempo as alianças são a principal representação de união estável entre casais em diversas regiões e culturas no mundo, significando o laço de união entre duas pessoas.

Segundo o dicionário de português, aliança é:

1 Pacto contraído por mútuo acordo, para determinado fim comum. 2 Resultado dessa associação. 3 Pacto de amizade celebrado entre estados ou povos. 4 Fusão ou união de coisas diferentes. 5 Matrimônio. Coligação, confederação, união, liga. 7 Liga de metais. 8 Anel usado como símbolo de noivado ou casamento.

Desta forma, a palavra aliança, por si só, significa um acordo, um pacto entre duas partes, e no contexto do casamento, as alianças celebram um acordo de cumplicidade, amor e fidelidade. Dessa maneira, esse simples objeto ganha um significado muito simbólico: representa um elo material entre duas pessoas emocionalmente envolvidas, as quais compartilham sonhos, alegrias e até mesmo os percalços da vida cotidiana.

Mesmo com muitas pesquisas realizadas, é difícil definir exatamente quando as alianças surgiram. Os historiadores apontam para os
egípcios entre os primeiros povos a utilizá-las como um símbolo de comprometimento, fidelidade e amor eterno. Acredita-se que este costume tenha vindo dos hindus que utilizava os anéis para simbolizar o casamento. Assim, por meio de um anel de forma circular  representa-se a o amor contínuo entre o casal. Simbolo de amor, fidelidade e cumplicidade.  O círculo, forma geométrica sem começo nem fim, foi escolhido por representar a duração da união estabelecida para sempre.

A primeira mudança do hábito dos egípcios aconteceu entre os gregos  cerca de 2 000 anos depois, pois os gregos descobriram o magnetismo, que acabou influindo também nessa simbologia. Como eles acreditavam que o terceiro dedo da mão esquerda possuía uma veia que levava diretamente ao coração, passaram a usar nele um anel de ferro imantado, para que os corações dos amantes permanecessem para sempre atraídos um pelo outro. O costume foi adotado pelos romanos e o Vaticano manteve a tradição. Já o anel de noivado foi introduzido no ano 860, por decreto do papa Nicolau I (858-867), que o instituiu como uma afirmação pública obrigatória da intenção dos noivos.

 “A aliança passa da mão direita para a mão esquerda para representar a aproximação do compromisso definitivo. Do lado esquerdo, ela fica mais próxima do coração”, afirma o padre Eduardo Coelho, da arquidiocese de São Paulo.

Ao longo do tempo, os romanos e a igreja católica, assim como outras religiões, preservaram até hoje a tradição grega e pouca coisa mudou até hoje.

Ainda pensando na simbologia da aliança no casamento, o ritual da bênção das alianças continua a ser um dos momentos mais solenes e comoventes da cerimônia religiosa. Além de marcar o momento em que os noivos são declarados formalmente casados, as alianças acompanham-nos para o resto da vida como símbolo de amor e união.

Fonte: Google Imagens

Fonte: Google Imagens

Com relação ao objeto físico aliança:

  • É comum gravar o nome dos noivos e a data do casamento no interior das alianças.

  • Habitualmente, a fórmula das alianças de casamento varia pouco, sendo o mais comum um simples aro de ouro amarelo. Se os noivos quiserem fugir ao simples e tradicional, e ser criativos, a aliança pode ser formada por três ouros (amarelo, branco e rose), ou simplesmente em ouro branco, incrustado de diamantes.
  • Não é costume haver outras variações no formato da aliança de casamento e quanto mais clássica e cômoda for, melhor. Convém não esquecer que a maior parte dos homens não está habituado a usar anéis, razão pela qual é sempre melhor optar pelo simples e convencional.

 

 

Referências:

Por que se usa a aliança de casamento na mão esquerda e a de noivado na mão direita?

O retrato de casamento

 Linha de Jóias para Casamento: Estudo da  Representação da União

Linha de jóias para casamento

Significado do anel de pedido e da aliança de casamento