Aconselhamento psicológico no casamento

Postado em 12 out, 2015 - Dicas Noivas

10.13Já falamos anteriormente sobre a diferença entre aconselhamento psicológico para noivas e assessoria de casamento.  O aconselhamento psicológico para noivas tem como objetivo a qualidade de vida do cliente, auxiliando no estabelecimento das metas que darão rumo, foco e prioridade aos elementos importantes na vida. Além, claro, de criar a possibilidade real para a realização das mudanças positivas que se fizerem necessárias para a realização do sucesso do projeto pessoal.

Se as dúvidas são muitas durante a preparação do casamento, o que será que pensa a antiga noiva agora esposa sobre as mudanças que ocorreram com a vida a dois?

O aconselhamento psicológico para noivas ou aconselhamento psicológico no casamento não compreende apenas o período que antecede a cerimônia, pode também colaborar na melhor compreensão na vida a dois. E as diferenças, aquelas que só se revelam no dia a dia, podem virar um abismo entre o casal, e essa é uma das questões que geram grandes dúvidas e conflitos.

Entre as dúvidas que surgem após o casamento podemos citar:

  • O quanto me dedica aos relacionamento é suficiente ?
  • Ainda há tempo para se dedicar aos antigos amigos?
  • A vida a dois é exatamente como tinha sonhada?
  • A organização da casa e as responsabilidades do dia a dia afetam o relacionamento?
  • O relacionamento com os sogros pode afetar o casamento?

Entre tantas outras que surgem na convivência diária e no enfrentamento de conflitos.

Alguns casais acabam por não conseguir lidar com tanta pressão e diversas mudanças , de vida, da escolha de construir uma família, de rotina e responsabilidades. E é neste momento que o psicólogo pode ajudar o casal  a não transformar o casamento num bicho de sete cabeças.

Este processo consiste em direcionar o cliente abordando diferentes facetas de sua vida e questionando-o para que possa avaliar e reorganizar sua vida de forma mais consciente.

Cada cliente possui uma necessidade específica e o atendimento deve ser programado sob medida para atender suas necessidades. mesmo assim seguem algumas sugestões mais relevantes:

  • Procurar trazer à consciência a importância que o casamento representa para os noivos e familiares;
  • Identifique as questões que geram maior estresse para decidir e faça uma lista priorizando as que devem ser resolvidas primeiro;
  • Atentar-se para avaliar as reações emocionais e se estão ajustadas para os acontecimentos. Exagero, em qualquer sentido, é necessidade de pedir ajuda;
  • Fique atendo à comunicação e faça os pedidos de forma clara e objetiva;
  • Perfeição é algo que não existe, portanto aquede suas expectativas ao que é possível de ser realizado.