70 estilos de dizer sim: Ideias de surpresas e as tendências do momento para saborear, emocionar, divertir, sofisticar e economizar

Postado em 6 mai, 2013 - Dicas Noivas

935314_10151579759308258_3236286_n

A Veja SP desta semana publicou um especial com ideias e tendências para o casamento.

Publicado em  3.mai.2013,texto por Júlia Gouveia e Carolina Romanini (com reportagem de Lívia Roncolato. Colaboraram Sophia Braun, Ricky Hiraoka e Anna Carolina Oliveira)

Além das dicas listadas no texto, é possível conferir também:

+ Marco Antônio de Biaggi ensina a fazer quatro penteados de noiva

+ Dicas para escolher o local do seu casamento

+ Dicas para sua pele, cabelo e corpo em Beleza de Blog

 

 

 

 

  • Vestidos de Princesa Moderna

Há dois modelos mais em voga para os vestidos: o de princesa, com tule sob a saia e justo no corpo, e o romântico à moda antiga, cheio de renda e balanço. O modelo R.Rosner (foto acima), representante do primeiro caso, custa 12 000 reais.

  • Coque alto

O visual de santidade está em baixa. As noivas querem ficar lindas, como capas de revista”, diz o cabeleireiro Marco Antônio de Biaggi. Sai, então, o visual “meio preso”, com mechas bagunçadas, e volta o penteado perfeito, com o coque alto, no topo da cabeça.

  • Cadeira de “cristal”

Elas mesclam design antigo a acrílico como matéria-prima. Estão virando hit nos espaços chiques. 100% Eventos. 12 a 80 reais o aluguel da unidade, mais frete. Rua Padre Domingos Tonini, 101, Vila dos Remédios, Tel.: 3604-8039.

 

  • Ilha de sucos e águas aromatizadas

Adequados para refrescar as festas diurnas ou aquelas realizadas no campo ou na praia, os sucos ganharam novos sabores. Entre os preferidos estão o de limão com manjericão e o de melancia com água de coco. Eles são servidos em suqueiras com cara vintage, geralmente ao lado de águas aromáticas. Ferrara Gastronomia e eventos. 15,90 reais por pessoa. Rua Indiana, 934, Brooklin, Tel.: 5094-0037.

  Sucos refrescantes: uma boa sugestão para festas diurnas
Sucos refrescantes: uma boa sugestão para festas diurnas  (Foto:

Divulgação

)

  • Só meninos ou só meninas no lugar do tradicional casal de pajem e daminha

Quebrar convenções e chamar ao altar apenas as pessoas especiais é um dos mandamentos de hoje. Isso serve para as daminhas e os pajens, que podem entrar em turmas de apenas meninos ou meninas. “Quem não tem um casal de crianças próximas, como seria tradicional, fica livre para inventar outras combinações”, diz Simone Koh, da assessoria WonderWeds.

  • Câmeras aéreas para imagens de momentos-chave

Para capturar imagens aéreas de momentos-chave (como a chegada da noiva à igreja), a produtora GoCam utiliza um mini-helicóptero com câmera, controlado por controle remoto. Ele alcança 300 metros de altura. Gocam. A partir de 2 000 reais. Tel.: 98365-8080, www.gocam.com.br.

  • Mesa de chocolates

Uma aposta de apelo garantido para os docinhos é a mesa especial de chocolates variados (brigadeiro, barrinhas recheadas…).

 A moda agora é mandar entregar a caixa de lembranças aos padrinhos pela manhã
A moda agora é mandar entregar a caixa de lembranças aos padrinhos pela manhã  (Foto:

Divulgação

)

  • Lembranças para os padrinhos

A moda agora é mandar entregar a caixa com lembranças aos padrinhos pela manhã. Jeniffer Bresser. de 150 a 500 reais. Tel.: 3755-0282.

  • Topo de bolo de porcelana

No lugar dos bonequinhos de biscuit caricaturais, elegantes noivinhos de porcelana enfeitam o topo de bolos (muitos não levam nada). Os mais cobiçados são os da marca espanhola Lladró, vendidos aqui pela Began Antiguidades. 1 200 a 3 000 reais. Rua da Consolação, 2250, Consolação, Tel.: 3257-0200.

 Noivinhos de porcelana: os mais cobiçados são o da marca espanhola Lladró
Noivinhos de porcelana: os mais cobiçados são o da marca espanhola Lladró  (Foto: D

ivulgação

)

  • Degustação de cervejas premium

Cada vez mais participantes nos preparativos, os noivos estão contribuindo com uma tendência para substituir o bar de caipirinhas: as estações de cervejas premium, nacionais e importadas. Dá para acertar a ideia direto com o bufê, mas contratar um serviço especializado ajuda a garantir a temperatura ideal para cada rótulo. Help! Bar. A partir de 14 reais por pessoa (mínimo de 300 convidados). Rua Pirajussara, 193, Butantã, Tel.: 3032-4450.

  • Decoração com origamis

No formato de uma ave, o origami de tsuru é um dos símbolos queridinhos das noivas antenadas. Diz a lenda que quem fizer 1 000 dobraduras da figura terá um pedido realizado. Dá até para usá-lo no topo do bolo ou em decoração descontraída: unindo um a um em fios invisíveis, eles ficam charmosos dependurados sobre o altar, por exemplo.

 Pode ser usado na decoração ou até mesmo no bolo
Pode ser usado na decoração ou até mesmo no bolo (Foto:

Divulgação

)

  • Taxi para a lei seca

Pensando no maior rigor da Lei Seca e na segurança dos presentes, organizadoras recomendam o agendamento de táxis (de ponto próximo ou cooperativas) para oferecer aos amigos no fim do evento.

  • Dia da noiva em casa

O tradicional dia da noiva no salão também foi para dentro de casa ou de um quarto de hotel, onde uma equipe cuida exclusivamente da estrela da noite e de suas convidadas ilustres, longe da barulheira e dos olhares curiosos. Liceu de Maquiagem. 1 600 a 2 400 reais (noiva) e 500 reais (cada madrinha). Rua Pedro Taques, 110, Consolação, Tel.: 3083-0500. C. Kamura. 5 000 a 10 000 reais (pacote com noiva, mãe e duas madrinhas). Rua da Consolação, 3679, Jardim Paulista, Tel.: 3061-5500.

  • Para substituir os cupcakes

As confeiteiras adotam os minibolos, ideais para ser levados como lembrancinha e comidos em casa.

 Minibolos: depois da febre dos cupcakes
Minibolos: depois da febre dos cupcakes (Foto:

Divulgação

)

  • Novas maneiras de jogar o buquê

Jogar o ramalhete é uma das tradições favoritas das mulheres, mas há quem opte por sorteá-lo de maneiras diferentes. Eis uma brincadeira que tem se tornado popular (foto): com os olhos fechados, a anfitriã vai cortando as várias fitas que estão amarradas ao arranjo. A sortuda que estiver segurando a última tira que sobrar fica com ele. Outra ideia faz sucesso na internet: o buquê é colocado em uma caixa de acrílico, trancada com correntes e cadeado. Para abrir, várias chaves são distribuídas entre as candidatas.

 Hora de jogar o buquê: novas brincadeiras e maneiras
Hora de jogar o buquê: novas brincadeiras e maneiras  (Foto:

Marcelo Andrade

)

  • Convite sem erro

Em paralelo à enxurrada de invenções, o estilo clássico voltou com tudo, afirma Fernanda Floret, do blog Vestida de Noiva. “Decoração em tons de verde e branco, buquê de cascata, bolo com quatro andares e convite com lacre de cera (foto)afastam o risco de cair no brega.”

 Convites de casamento: o estilo clássico voltou com tudo
Convites de casamento: o estilo clássico voltou com tudo  (Foto:

Divulgação

)

  • Quanto vale o show de famosos

Antes coisa de núpcias AAA, os shows de artistas famosos se disseminaram. O cantor Latino dedica 70% de sua agenda aos casórios. “Em São Paulo, faço ao menos um por semana”, relata ele, colecionador de causos matrimoniais. “Já fui cantado por noiva e por noivo, e vi até amante dar escândalo na festa.” Abaixo, quanto cobram os quatro mais solicitados. “Uma das razões da popularidade desses artistas é que não se limitam ao próprio repertório”, diz a assessora de casamento Heloísa Juliato.

 Latino e outros: núpcias AAA
Latino e outros: núpcias AAA  (Foto:

Divulgação/Reginaldo Teixeira/Washington Possato/Marcos Pinto

)

 

  • Cobertura jornalística ao vivo

Em atenção aos convidados ausentes, há quem contrate cobertura on-line da celebração. As fotos tiradas são postadas em tempo real nas redes sociais, enquanto uma jornalista comenta o que acontece no evento. Foto Studio Equipe. A partir de 10 000 reais. Rua Andrea Paulinetti, 406, Brooklin, Tel.: 5183-9229.

  • Amêndoas são o novo bem-casado

Oferecidas em pacotes como lembrancinhas, amêndoas e dragées voltaram, substituindo o bem-casado, que passou a frequentar a mesa dos docinhos.

      Amêndoas e dragées: substituição ao bem-casado
Amêndoas e dragées: substituição ao bem-casado  (Foto:

Divulgação

)

  • Um mimo para os pais

Um bom mimo para os pais antes da cerimônia são lencinhos de algodão bordados com mensagens bonitinhas (ou engraçadas, a depender do perfil da família).

  • Mesa de carteado para os homens

Mesas de carteado podem distrair os homens ao final da noite, enquanto as garotas dançam à vontade. Cassinera. A partir de 220 reais o aluguel da mesa. Rua Lavradio, 73, Barra Funda, Tel.: 2854-7388.

 Buquê de broches, dobraduras e outras decorações: até a própria noiva pode fazê-lo
Buquê de broches, dobraduras e outras decorações: até a própria noiva pode fazê-lo (Foto: Divulgação)
  • Buquês sem flores

Buquês de corações de feltro, broches e até dobradura de papel valem para casos informais. “A própria noiva pode fazer”, sugere Sammia Vilela, do blog Casando sem Grana. O aluguel do da foto, da Casa Vasconcellos, com minipérolas e cristais, custa 1 520 reais. Rua Peixoto Gomide, 1801, casa 4G, Jardim Paulista, Tel.: 3083-0787.

  • Vasinhos de flores na decoração

Mesas decoradas com flores plantadas, como orquídeas, fazem a alegria de quem gosta de levar o vasinho embora. Isso faz com que a ocasião seja lembrada por muito mais tempo.

 Balas de coco sofisticadas: com recheio de pistache, brigadeiro e nozes
Balas de coco sofisticadas: com recheio de pistache, brigadeiro e nozes  (Foto:

Divulgação

)

  • Bala de coco com classe

Em versões recheadas de pistache, brigadeiro e nozes, entre outros, as balas de coco se impuseram na mesa de doces, de café ou empacotadas, como forma de lembrancinha. Danielle Andrade. 85 a 95 reais o quilo. Rua Ministro Godói, 524, Perdizes, Tel.: 3675-5079.

  • Gravatas slim para noivos moderninhos

As gravatas slim são ótimas para noivos moderninhos. “E também os modelos borboleta estampados, para casamentos durante o dia”, diz Mariana Fernandes, do ateliê Pó de Arroz.

 Gravata slim: uma ótima opção para noivos moderninhos
Gravata slim: uma ótima opção para noivos moderninhos (Foto:

Divulgação

)

  • Vídeo editado no dia da festa

Já dá para ver o vídeo uma hora depois do “sim”. Algumas empresas trabalham com o chamado same day edit: após o jantar, um clipe com os melhores momentos passa no telão. rodrigo Zapico. 3 985 reais. Tel.: 2893-0679, www.rodrigozapico.com.br.

  • Jogar alpiste no lugar dos grãos de arroz

Noivas ecologicamente corretas estão trocando a chuva de arroz por alpiste ou semente de girassol. Motivo: evitar que passarinhos gulosos se engasguem ao comer os grãos do tradicional cereal que sobram no chão.

  Passarinhos: substituição do arroz é ecologicamente correta
Passarinhos: substituição do arroz é ecologicamente correta  (Foto:

Divulgação

)

  • Docinhos da infância estão de volta

Paçoquinha, cocadinha e outros sabores de infância estão no menu das principais doceiras.

  • Duas novas maneiras de levar as alianças:

1. Com muita emoção

Em vez de pajens e daminhas, os avós — que ficavam sem lugar no altar — podem ser homenageados e conduzir os anéis. Assim como as crianças, eles têm direito a uma entrada à parte. Canções clássicas, caso de Carinhoso ou Fascinação, são perfeitas para o momento.

 Já dá pra ver o vídeo uma hora depois do
Já dá pra ver o vídeo uma hora depois do “sim”  (Foto:

Nelson Alves Jr./FocoStudio.com

)

2. Com muita diversão

Se o objetivo é quebrar o gelo, os pets, que já se tornaram membros da família, são uma alternativa. Para não cansá-los, devem apenas participar da hora da entrega das alianças. É recomendável levá-los a adestradores para que aprendam a importante tarefa — e preparar a presença de espírito para o caso de tudo dar errado.

 Pets: devem participar apenas da hora da entrega das alianças
Pets: devem participar apenas da hora da entrega das alianças (Foto: 

Donfer Lu/GettyImages

 )

 

  • Destination Wedding: casamentos bem longe de casa

Uma vila no interior da Itália, uma igrejinha no Caribe, um castelo na França. Esses cenários, típicos de lua de mel, são antecipados para a cerimônia de casais cansados dos salões tradicionais. A vantagem para os noivos é que a empreitada internacional pode sair mais barata que uma festa tradicional, já que os convidados (em geral, só vão os muito próximos) costumam bancar as despesas de viagem. “Uma festa para sessenta pessoas em um castelo na Europa custa a partir de 50 000 reais, quase o mesmo valor de uma recepção de médio porte em São Paulo”, estima Jacqueline Mikahil, diretora da Be Happy Viagens, agência especializada no serviço. Os destinos mais procurados são Paris e Vale do Loire, Toscana e Cancún. Be Happy Viagens. Cobra 400 dólares pela consultoria, retornáveis caso o negócio seja fechado. Alameda dos Aicás, 1306, Moema, Tel.: 5041-1243.

 Festas no exterior: mais baratas do que algumas recepções em São Paulo
Festas no exterior: mais baratas do que algumas recepções em São Paulo

(Foto:

Nelson Alves Jr./FocoStudio.com

 )

  • Casamentos íntimos, feitos em casa

Em contrapartida, os miniweddings são um hit na cidade: festas para, no máximo, 100 convidados, e frequentemente dentro da casa de uma das famílias. “O bacana é que, com o mesmo orçamento, dá para investir em fornecedores de mais qualidade”, opina Fernanda Suplicy, criadora do site Yes Wedding.

  • Balões de gás hélio na pista de dança

Quando a pista de dança é aberta, a surpresa está lá: dezenas de balões de coração inflados com gás hélio, presos por fitas longas o bastante para eles serem puxados. AS Balloon. A partir de 1 300 reais 100 unidades. Tel.: 2236-2919, www.asballoon.com.br. Detalhe Balões. 15 a 18 reais a unidade. Tel.: 4329-4662,www.detalhesbaloes.com.

 Balões de casamento: surpresa na pista de dança

Balões de casamento: surpresa na pista de dança (Foto:

Divulgação

 )