Quantas horas por dia meu filho precisa dormir?

Postado em 29 jun, 2016 - Dicas Mamães

06.29A American Academy of Sleep Medicine, com o endosso da American Academy of Pediatrics, divulgou recentemente novas recomendações sobre quanto menores de idade devem dormir. Elas se baseiam na etapa de vida em que os jovens se encontram e foram publicadas na revista científica Journal of Clinical Medicine. As novas diretrizes variam entre 16 horas para bebês e 8 horas para adolescentes.

Segundo a academia, menores de idade se beneficiam física, mental e emocionalmente de quantidades adequadas de horas de sono. E o dormir o suficiente e de forma adequada resulta em melhor atenção, comportamento, aprendizagem e memória, dizem os especialistas. Em contraste, o deficit de sono pode levar a problemas que incluem depressão e até pensamentos suicidas.

As novas diretrizes foram feitas com base em estudos anteriores que analisaram a relação entre a duração do sono e a saúde infantil.

HORAS DE SONO RECOMENDADAS SEGUNDO A IDADE

  • 4 a 12 meses: 12 a 16 horas diárias
  • 1 a 2 anos: 11 a 14 horas diárias
  • 3 a 5 anos: 10 a 13 horas diárias
  • 6 a 12 anos: 9 a 12 horas diárias
  • 13 a 18 anos: 8 a 10 horas

De 4 meses a 5 anos as horas de sono incluem as sonecas durante o dia.

Recomendações para os bebês menores de 4 meses, não estão incluídas porque há uma grande variedade de o que é normal quando se trata de padrões de sono em recém-nascidos tal, e não há pesquisa suficiente para fazer backup de orientação.

A American Academy of Pediatrics faz ainda outras recomendações que acredita serem benéficas para o bom sono de crianças e adolescentes. Entre elas, a de que todas as telas, como televisores e computadores – sejam desligadas meia hora antes de ir para a cama. E que os pais não permitam que seus filhos mantenham esse tipo de aparelho em seus quartos.