A história da LEGO e os valores familiares

Postado em 21 mar, 2014 - Dicas Mamães, Psicologia
Aniversário de 60 anos de Ole em 1951, retratada três gerações da família Ole Christiansen (em cima), Godtfred (meio) e Kjeld (parte inferior)

Aniversário de 60 anos de Ole em 1951, retratada três gerações da família Ole Christiansen (em cima), Godtfred (meio) e Kjeld (parte inferior)

No texto Pais para um país melhor publicado no Estadão PME, no dia 07 de março de 2014, Marcelo Nakagawa faz um paralelo entre uma evento diário com sua filha de 4 anos, a importância da educação e a história da LEGO.

O texto vale uma leitura e várias releituras, para lembrar sempre que a educação se baseia principalmente o ambiente familiar, este tendo que ser de respeito, afeto e de dedicação. Lembrar também, que está na capacidade dos pais de criarem atividades simples e criativas para estimular o desenvolvimento da inteligência e da sensibilidade, e que é de responsabilidade dos pais ensinar valores e forma o caráter de seus filhos.

Em uma passagem do texto Nakagawa diz:

O sistema Lego como o conhecemos hoje só foi lançado em 1958, mas Ole, o pai, nunca chegou a ver o sucesso da criação do seu filho e neto. Ele faleceu neste mesmo ano. Godtfred enfrentou desafios parecidos com os do pai quando a fábrica também pegou fogo e, da mesma forma, também manteve seu filho sempre por perto, transmitindo os valores, dando atenção, responsabilidades e autonomia para ajudá-lo na empresa até que Kjeld assumiu o comando do negócio em 1979.

Em 2012 a LEGO completou 80 anos de sucesso e, para comemorar, a marca lançou uma animação de 17 minutos que conta resumidamente a história da empresa. O vídeo conta a história do carpinteiro e fabricante de brinquedos dinamarquês Ole Kirk Christiansen, que criou a LEGO em 1932 e de seu filho Godtfred, herdeiro da empresa e parceiro do pai, através da perspectiva do neto do fundador, Kjeld.

A animação aborda de forma lúdica o empreendedorismo e explica como os blocos foram criados, bem antes de serem feitos de plástico e qual é o motivo do nome LEGO. Para finalizar, além da indicação do texto Pais para um país melhor, deixo a animação citada no mesmo.