Indicação de livro para as crianças (11)

Postado em 26 ago, 2015 - Dicas Mamães

08.26Malala, a menina que queria ir para a escola,  livro-reportagem destinado ao público infantil da jornalista Adriana Carranca narra a história da ativista paquistanesa baleada por membros do Talibã aos catorze anos por defender a educação feminina. Na obra, a repórter traz suas percepções sobre o vale do Swat, a história da região e a definição dos termos mais importantes para entender a vida desta menina tão corajosa. Sua luta lhe rendeu um Nobel da Paz.

Sinopse: Por mais absurdo que pareça, Malala Yousafzai quase perdeu a vida por querer ir para a escola. Ela nasceu no Paquistão, em uma região pacífica, e era uma das primeiras alunas da classe. Mas quando tinha dez anos, viu a sua cidade ser atacada e dominada por um grupo extremista chamado Talibã. Eles impuseram muitas regras, entre elas a que determinava que somente os meninos poderiam estudar. Mas Malala foi ensinada a defender aquilo em que acreditava e lutou com todas as forças para continuar estudando. Por isso, em 9 de outubro de 2012, tomou um tiro na cabeça quando voltava de ônibus da escola. Poucos acreditaram que ela sobreviveria. A jornalista Adriana Carranca visitou o vale do Swat pouco depois do atentado, e conta tudo o que viu e aprendeu por lá, apresentando a história dessa menina que, além de ser a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz, é um grande exemplo, no mundo todo, do poder do protesto pacífico.

Um dos destaques do livro é o glossário que acompanha a história e dá algumas definições de palavras e conceitos que podem ainda não fazer parte do universo do pequeno leitor. Simpático e didático, sem ser chato. Outro destaque fica para as lindas ilustrações de Bruna Assis Brasil, ilustradora de Curitiba que também tem uma linda lojinha a Meu adorável iglu.

Por um mundo com menos princesas e mais Malalas!