Indicação de livro para as crianças (8)

Postado em 31 mar, 2014 - Dicas Mamães

download (1)Cantiga  é uma narrativa experimental formada por sete histórias. Trata-se de uma narrativa simples, é verdade, que se repete em cada história, apresentando novos personagens e fatos não vistos anteriormente. Em cada página, vê-se apenas uma ilustração acompanhada de uma palavra.

A primeira história mostra uma criança voltando da escola. Em cada página, um desenho feito com cores fluorescentes e apenas uma palavra. Nas outras histórias, o menino repete o trajeto, mas novos elementos vão sendo acrescentados. Um desconhecido, uma bruxa, um grupo de ladrões e outros personagens transformam o caminho aparentemente rotineiro em uma aventura.

Cantiga, primeiro livro do artista francês Blexbolex no Brasil, cada página traz a ilustração acompanhada de apenas uma palavra.  A narrativa experimental se somam ilustrações em cores fluorescentes de encher os olhos.

Ele está entre os dez melhores livros ilustrados de 2013, segundo o The New York Times. E não é pra menos. Cantiga, do artista francês Blexbolex, publicado pela Cosac Naify, é uma verdadeira obra-prima experimental riquíssima que conta uma história com sete versões.

Blexbolex  é o pseudônimo de Bernard Grander, que começou a carreira como tipógrafo, depois de se especializar em serigrafia. Seu traço, inspirado pelo estilo conhecido como “linha clara”, popularizado por Hergé, já chamou a atenção de críticos internacionais. Em 2008, ganhou o prêmio de Livro Mais Bonito do Mundo, na feira de Leipzig, na Alemanha.  Vale a pena passear pelo Tumblr dele e conferir um pouco do seu traçado e dos trabalhos lindos que faz.