Indicação de livro para as crianças (02)

Postado em 12 abr, 2013 - Dicas Mamães

download (1)A indicação de livro de hoje tem como tema os  medos infantis: Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque, José Olympio Editora.

O livro conta a história de uma menina que sente medo do medo, medo do desconhecido. Este medo é representado no livro pela figura do Lobo. Com esse medo Chapeuzinho Amarelo deixa de fazer muitas coisas relacionadas ao cotidiano infantil tais como não ir a festas, não ouvir conto de fadas e até mesmo de brincar. No decorrer do livro a menina enfrenta seu principal medo de frente, que é o do Lobo, tornando-o um inofensivo Bolo. Esta transformação é feita de forma brilhante por Chico Buarque ao escrever diversas vezes a palavra lobo em separação silábica que aos poucos torna-se bolo.

“LO BO LO BO LO BO LO BO LO BO LO BO LO BO LO BO LO BO LO”

O livro possibilita trabalhar o enfrentamento dos medos que povoam o imaginário infantil através da alternativa escolhida por Chapeuzinho Amarelo, ou seja, analisar o medo e poder perceber que o medo de sentir medo é maior do que o próprio objeto de medo.

Mesmo ensinado a criança que podemos enfrentar o medo não podemos minimizar o que ela sente. O medo é uma reação natural em que fazemos a avaliação de um evento como perigoso ou ameaçador. Esta avaliação é diferente para cada pessoa e o mesmo evento que para uma pode causar muito medo para outra não.

O medo causa reações físicas desconfortáveis como suor, o aumento do ritmo cardíaco e respiratório e tensão muscular. Então mesmo quando dizemos para a criança que “não sinta medo” ou “você já é grande para ter medo”, o comportamento que esperamos pode não acontecer já que o corpo da criança está dando sinais de que ela está com muito medo.

Por isso, ensinar aos poucos que todos têm medo e que podemos ter alternativas para lidar com eles é muito importante. Neste ponto as histórias são um grande aliado, já que a criança por meio delas poderá primeiramente aprender a lidar com o medo do outro, o medo dos personagens dos livros, para depois poder lidar com o seu próprio medo.