Dicas para criar a rotina de sono do bebê

Postado em 17 jul, 2014 - Dicas Mamães

Estabelecer uma rotina é essencial para o sono do bebê.

O sono é muito importante para o desenvolvimento infantil, pois é durante o sono que é secretado o hormônio do crescimento. Além, de um bom sono ser fundamental para o bem-estar de toda a família. Assim, ensinar o seu bebê a dormir bem é importante não só para a rotina como para o bom funcionamento de toda a casa.

Asian baby sleeping

 

A rotina do sono do bebê está diretamente ligada à rotina diária, ou seja, as refeições, a soneca e todas as outras atividades devem seguir o mesmo horário.

Existem algumas dicas para fazer a criança dormir bem, e a principal delas é estabelecer uma rotina, para que ele sempre saiba o que vai acontecer.

Realizar a mesma atividade diariamente, como tomar um banho,  Nem sempre deixar o bebê chorando no berço pode ser uma boa saída que o ajude a dormir a noite toda. O que ele precisa nesta fase é sentir-se seguro.  Por volta dos 6 meses, o bebê já vai conseguir dormir a noite inteira.

Inicio o processo para a rotina do sono deixado o bebê durante o dia em ambiente claro e com barulho normal da casa e durante a noite, coloque o bebê para dormir em um ambiente silencioso, com pouca iluminação e temperatura agradável.

Mantenha também a tranquilidade, pois o estado emocional dos pais influência no comportamento do bebê.

Procure criar uma rotina para o bebê, como por exemplo, adotando um horário regular para banho e para colocar o bebê no quarto para dormir. fazer uma massagem, ouvir uma música, são sugestões mais tranquilas e relaxantes para esse ritual.  Na hora de colocar no berço, procure não fazer brincadeiras agitadas e se certifique de que as condições estão adequadas para o bebê dormir, como temperatura certa, fralda limpa e sem fome. A massagem induz ao sono, além de ajudar nas cólicas.

Outra sugestão é, após amamentar o bebê para colocá-lo para dormir, acordá-lo antes de colocar no berço, pois o bebê que adormece no peito e é colocado no berço dormindo, dentro de alguns minutos, começa a chorar e quer voltar para o lugar onde adormeceu. E incentivar o bebê a dormir sozinho, colocando-o já sonolento no berço.

Além disto é importante ficar atento aos sinais do sono do bebê,  não espere até que ele esteja com muito sono, pois se você passar do ponto o bebê poderá ficar mais irritado e aumentar a dificuldade para adormecer.