Ninguém é perfeito

Postado em 6 jun, 2013 - Dicas Gestantes, Dicas Mamães, Psicologia

Cada ser humano tem as suas particularidades, e isto é muito fácil de perceber, mas certamente muito difícil de aceitar. Cada um de nós tem as suas histórias, crenças e pensamentos que estão diretamente ligados à nossa criação, as experiências vividas na infância, os modelos familiares, os comportamentos adotados e os valores enraizados, constituem a essência de cada um de nós.

Muitos sofrem desnecessariamenfotoGrande_3050te por quererem mudar os outros de acordo com as suas crenças, e esquecem quão profundamente essas verdades estão estruturadas e enraizadas, dentro de cada um. E esta é a história abordada no livro Ninguém é perfeito de Ellen Flanagan Burns, Artmed.

Ana é perfeccionista e quando não pode ser a melhor, sente-se uma fracassada, adia compromissos, evita fazer coisas novas e, constantemente, se compara aos outros, convencida de que não é boa o suficiente naquilo que faz. Com a ajuda de seus professores e de sua mãe, Ana descobre como relaxar e tentar aprender novas coisas sem se preocupar tanto em ser a melhor. Com isso, consegue, então, ser apenas ela mesma – e isso é suficiente.

“Ninguém é perfeito mostra como o perfeccionismo extremado pode afastar-nos de uma vida prazerosa. Recomendo enfaticamente este livro para toda criança que sente a necessidade de ser perfeita.” (Martin M. Antony Professor de Psicologia, Ryerson University, Toronto)