COM LICENÇA – Um filme que fala da sua vida… e você sequer imaginava.

Postado em 13 abr, 2014 - Dicas Gestantes, Dicas Mamães

72984_215938355271260_1968281649_nCom licença é um documentário que busca entender as questões atuais das mães urbanas que trabalham, das gestante no ambiente de trabalho, licença maternidade, licença paternidade, volta ao trabalho e rede de suporte. Temas que dizem respeito não somente a mães e pais, mas toda sociedade.

Como já falamos anteriormente, no post Maternidade: cuidar dos filhos ou da carreira?, sobre o dilema vivido pelas mulheres em decidir se devem cuidar da carreira e adiar a maternidade com a possibilidade de uma gravidez de risco ou tentar conciliar a maternidade e o trabalho. E conciliar maternidade e carreira é um dos grandes conflitos presentes na formação de uma nova família.

Além deste dilema vivenciado pela mulher, quando a opção é pela gravidez ainda é preciso enfrentar um período marcado por mudanças de diversas ordens, além de representar para a mulher uma experiência única, repleta de sentimentos e emoções de muita intensidade.

Gestar é mais do que possibilitar o crescimento e o desenvolvimento fetal; envolve uma adaptação biológica, corporal e também psíquica. É um momento de reconfiguração de relações e reordenamento do espaço psicológico interno da mulher. Sendo assim, a gestação, parto e pós-parto são períodos de intensas transformações para a mulher, o casal e a família.

Todos estes conflitos e mudanças vivenciadas pela mulher fazem com que cada vez mais se torne necessário ter informações de qualidade e apoio emocional para criar um filho na cultura em que vivemos.

E, no intuito de mapear este mundo de falta flexibilidade, informação, respeito e motivação em diversos âmbitos, o documentário tem como objetivo é discutir os dilemas diários enfrentados pelas famílias para conciliar Maternidade e Carreira.

Em uma época onde muitas mulheres (e homens) estão revendo suas prioridades de vida, o filme busca um entendimento mais profundo do cenário em que nos encontramos e a relação entre maternidade e vida profissional. “Qual o papel da mulher no mundo e na sociedade?” “Quais as opções oferecidas à família quando nasce um filho?” “A licença maternidade deve aumentar?” “Qual o ônus para as empresas? E o bônus?” “Existe uma rede de apoio satisfatória hoje?” “O que sente uma mãe que deixa seu bebê de 4 meses na creche? Quem é o indivíduo que esse bebê vai tornar-se?” “Cinco dias corridos é tempo suficiente para o pai dar suporte à mãe e viver as transformações da paternidade?” “A mulher mãe torna-se uma profissional mais eficiente?” “Como as empresas lidam com suas grávidas e mães? Afinal, as famílias têm opções? Essas e outras questões são colocadas através do olhar de mães e profissionais de diversas áreas para trazer à tona uma reflexão sobre como se chegar a um equilíbrio entre mães, pais, filhos, empresas, governo e sociedade que, em última análise, são peças de um único quebra-cabeça.

O filme está em fase de produção. Depois de um investimento inicial dos próprios realizadores para as primeiras entrevistas e montagem do trailer de divulgação, hoje estamos com uma campanha de financiamento coletivo no site Benfeitoria.com, e ainda em fase de captação de patrocínios via Lei Rouanet. Para informações: biasiqueira@umpraum.com

Veja o trailer e conheça o projeto de Crowdfunding do COM LICENÇA!!!

Bia Siqueira, diretora do documentário, convida você para realizar esse projeto!