[banner]---psicologia-cognitiva

O que é cognição?
Bem, a cognição é o que as pessoas pensam!

 

E o que é então a psicologia cognitiva?
Na psicologia cognitiva os cientistas pensam sobre como as pessoas pensam!

 

Ficou confuso? Vamos ser mais específicos: a psicologia cognitiva é o estudo de como as pessoas percebem, aprendem, lembram-se de algo e pensam sobre as informações. Assim, o psicólogo cognitivo estuda o modo como as pessoas percebem várias formas, por que elas se lembram de alguns fatos, mas se esquecem de outros, ou como aprendem a linguagem.

A psicologia cognitiva apoia-se na suposição que os seres humanos não percebem nem agem diretamente sobre o mundo; antes, as percepções, pensamentos e ações dependem de transformações internas ou processamentos. A psicologia cognitiva encontra-se portanto, pautada na investigação de como nós manipulamos estas representações que criamos do mundo, ou seja de nossas operações mentais.

As operações mentais envolvem pensar na representação como um input, executando algum tipo de processo nesse input, e então produzindo uma representação nova, ou um output. Desta forma, as operações mentais são processos que geram, elaboram, ou manipulam representações mentais. A representação mental equivale, portanto, a uma representação cognitiva ou interna, ou seja, uma representação é um tipo de código, uma forma de especificar informações.

De acordo com a abordagem da psicologia cognitiva proposta por Aaron Beck,  o processamento de informações, o princípio fundamental da Psicologia Cognitiva é que a maneira como os indivíduos percebem e processam a realidade influenciará a maneira como eles se sentem e se comportam.

Podemos por fim dizer que o que pensamos influencia nossas emoções e comportamentos!

Veja alguns benefícios da psicologia cognitiva para você!

As crenças que temos sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre o futuro, determinam o modo como nos sentimos: o que e como as pessoas pensam afeta profundamente o seu bem-estar emocional | BECK & KUYKEN

ENTRE EM CONTATO